segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

boa virada de ano aos que me visitaram











pin-up

Produto da industria cultural, pin-up é uma imagem, desenhada ou fotografada, de uma mulher atraente que, por meio de sua expressão e de sua atitude, consegue atrair a atenção do público masculino. É necessário, porém, que essa mulher tenha sido desenhada ou fotografada com a finalidae única de causar estimulação erótica àquele que a veja, sendo indispensável que seu desenho ou fotografia seja impresso e tenha uma ampla distribuição.


LUCCHETTI. Marco Aurélio. As sedutoras do quadrinho. São Paulo, Editora opera graphica.





domingo, 30 de dezembro de 2007

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

HARD-BOILED

DASHIELL HAMMETT

clique para ver esta imagem melhor



Samuel Dashiell Hammett
Nasceu em Baltimore em 1894 em uma família plantadora de tabaco.
Aos 14 anos abandona a escola para ir trabalhar na ferrovia. Inconformista, sincero e insubordinado, este trocou de emprego, como fumante com cigarro, motivado tambem pelo tédio.


Em 1915 responde a um anúncio que procurava candidatos de "ampla experiência de trabalho e disponibilidade para viajar e reagir em todas as situações" sem especificar ao que de fato se tratava.
Descobre ele quando se encontra no escritório Baltimore da Agência de Detetives Pinkerton, onde trabalha sete fragmentados anos devido ao alistamento e a descoberta de tuberculose. Em uma de suas internações encanta-se por uma enfermeira, a qual engravida e casa-se.
Em 1922 abandona de vez a Pinkerton, de
vido ao pulmao extremamente fragilizado e ingressa em uma escola de secretariado, para tentar profissionalizar-se na escrita, ja que havia recebido tantos elogios por seus relatórios. Inicia sua vida literária vendendo algumas coisas para The Smart Set e para uma nova pulp, The Black Mask.
Após isso Hammett crescera, ganhando renome a ponto de ter uma obra adaptada para cinema O falcão maltês, primeiro de muitos, exigente e imperativo Dashiell penetra Hollywood para vigiar as filmagens e se instala, sendo tao bem aceita ao ponto de ser apelidado de "Príncipe Encantado de Hollywood". A essa época ja estava separado de sua família e enamorado da escritora iniciante Lillian Hellman. COm quem desbravou outros horizontes, a exemplo do teatro.
O tempo passou e Hammett perdeu a crença na sociedade, na lei e no comprimento da justiça. Ele em 1951 é sentenciado por desacato por ter se negado a entregar nomes a um juíz em Nova York. Passou cinco meses na prisão, de onde sai sem alegria para seus ultimos anos de vida. "Doente e frágil, na lista negra como um pária político, incapaz de escrever e acossado pela receita por causa de impostos de renda sobre dinheiro que não ganhava mais, Samuell Dashiell Hammett morreu de cancer de pulmão em 1961, aos sessenta e seis anos de idade".



"Ele tirou o assassinato dos ambientes e o jogou nas vielas"
"Hammett devolveu o assassinato ao tipo de pessoa que os cometem por motivos, não simplesmente para fornecer um cadáver."
Raymond Chandler





O imaginário das histórias de Hammett era baseado nas experiências vividas por seus colegas.


A Agência de Detetives Pinkerton não era uma agência normal, muito pelo contrário, haviam várias cedes espalhadas por várias cidades cobrindo o território americano de leste a oeste.


Ele se achava um fracasso literário. Muitos crítticos considerão Hammett o maior influênte sobre a ficção de mistérios depois de Edgar Allan Poe.



Comentário: Leiam, é foda.

pulp

Pulp

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pulp ou ainda pulp fiction ou revista pulp são nomes dados a revistas feitas com papel de baixa qualidade (a "polpa") a partir do início da década de 1920.

Essas revistas geralmente eram dedicadas a histórias de fantasia e ficção científica e não raro o termo "pulp fiction" foi usado para descrever histórias de qualidade menor ou absurdas (é esse sentido da palavra que o diretor Quentin Tarantino usou para nomear seu filme Pulp Fiction - Tempo de Violência). A despeito disso, vários escritores famosos já trabalharam em pulps, como Isaac Asimov que trabalhou entre outras na Astounding Science Fiction. Outros escritores famosos a escrever para pulps em início de carreira foram Raymond Chandler e Dashiel Hammett. Perceba que são todos autores americanos e que foi nos Estados Unidos que as revistas pulp tiveram maior expressão.

O personagem O Sombra surgiu numa revista do tipo pulp fiction, mas só se tornou célebre ao ser adaptado para o rádio, onde quem lhe emprestava a voz (e a famosa gargalhada sinistra) era o ator e diretor Orson Welles.

As pulps eram um tipo de entretenimento rápido, sem grandes pretensões artísticas, ainda que bastante divertidas. Pode-se dizer que, em uma época sem televisão, elas ocupavam o papel que as séries ocupam nos nossos dias.

lily

nim minha vida
num há otra formosura
si nom minha musa
de pernas finas
peitos fartos
e genio de argum bicho divino

ela deve de ser de uma daquelas mitologia
das antiguidade
daquele povo que admirava baiacu
e casava com sereia
morria pelo carcanhar
e falava com homi-boi

prela matar na pexeira é herança
cume com farinha tira bucho
suco é aguardente
e amor é bruto
como macho que dirruba boi nos peito
e pinga o suvaco pra diminuir o calor da mulé



jardel souza

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Robert fuck Crumb


Crumb é simplesmente foda, desenhar um rosto stressado e passar esse stress para o observador através dos traços. GÊNIO

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

domingo, 16 de dezembro de 2007

.




























































sentir-se só sem a outra metade vai além de um desespero angustiante

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Orson

Aqui apresento Orson, cinéfilo antigo perturbado pelo nova geração cult de adoradores do cinema como eu e você.




Este cara feliz sai todo mês no jornal a Margem.
A Margem: jornal campinense com tema único, CINEMA. Periodicidade mensal, já tem quatro números e sua distribuição é feita basicamente em locadoras, universidade, cineclubes e cineventos.

Ps.: O jornal tem quatro números a ai só tem três tirinhas. Pq? a primeira tirinha não quiz entra de forma alguma, eu tentei convencê-la, mas não houve acordo.