sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

HARD-BOILED

DASHIELL HAMMETT

clique para ver esta imagem melhor



Samuel Dashiell Hammett
Nasceu em Baltimore em 1894 em uma família plantadora de tabaco.
Aos 14 anos abandona a escola para ir trabalhar na ferrovia. Inconformista, sincero e insubordinado, este trocou de emprego, como fumante com cigarro, motivado tambem pelo tédio.


Em 1915 responde a um anúncio que procurava candidatos de "ampla experiência de trabalho e disponibilidade para viajar e reagir em todas as situações" sem especificar ao que de fato se tratava.
Descobre ele quando se encontra no escritório Baltimore da Agência de Detetives Pinkerton, onde trabalha sete fragmentados anos devido ao alistamento e a descoberta de tuberculose. Em uma de suas internações encanta-se por uma enfermeira, a qual engravida e casa-se.
Em 1922 abandona de vez a Pinkerton, de
vido ao pulmao extremamente fragilizado e ingressa em uma escola de secretariado, para tentar profissionalizar-se na escrita, ja que havia recebido tantos elogios por seus relatórios. Inicia sua vida literária vendendo algumas coisas para The Smart Set e para uma nova pulp, The Black Mask.
Após isso Hammett crescera, ganhando renome a ponto de ter uma obra adaptada para cinema O falcão maltês, primeiro de muitos, exigente e imperativo Dashiell penetra Hollywood para vigiar as filmagens e se instala, sendo tao bem aceita ao ponto de ser apelidado de "Príncipe Encantado de Hollywood". A essa época ja estava separado de sua família e enamorado da escritora iniciante Lillian Hellman. COm quem desbravou outros horizontes, a exemplo do teatro.
O tempo passou e Hammett perdeu a crença na sociedade, na lei e no comprimento da justiça. Ele em 1951 é sentenciado por desacato por ter se negado a entregar nomes a um juíz em Nova York. Passou cinco meses na prisão, de onde sai sem alegria para seus ultimos anos de vida. "Doente e frágil, na lista negra como um pária político, incapaz de escrever e acossado pela receita por causa de impostos de renda sobre dinheiro que não ganhava mais, Samuell Dashiell Hammett morreu de cancer de pulmão em 1961, aos sessenta e seis anos de idade".



"Ele tirou o assassinato dos ambientes e o jogou nas vielas"
"Hammett devolveu o assassinato ao tipo de pessoa que os cometem por motivos, não simplesmente para fornecer um cadáver."
Raymond Chandler





O imaginário das histórias de Hammett era baseado nas experiências vividas por seus colegas.


A Agência de Detetives Pinkerton não era uma agência normal, muito pelo contrário, haviam várias cedes espalhadas por várias cidades cobrindo o território americano de leste a oeste.


Ele se achava um fracasso literário. Muitos crítticos considerão Hammett o maior influênte sobre a ficção de mistérios depois de Edgar Allan Poe.



Comentário: Leiam, é foda.

Nenhum comentário: