sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Gullivera

Viagens de Gulliver trata da historia de um médico ("cansado da vida monótona") que passa a viajar em navios como responsavel pela saúde dentro destes. Por motivos variados o doutor sempre acaba em terras estranhas, o que parece acabar virando um vicio, já que, a cada viajem este retorna a inglaterra e sempre aceita outra viagem a barco, mesmo fadado a ir parar em lugaraes fantasiosos. Esta é a obra de inspiraçao de Milo Manara, obra aberta a várias interpretações, desde política a infantil, motivo: sua grandiosidade.
Gullivera,versão feminina, feita para satirização , e tambem, não por menos (falando de Manara) ao erotismo. A personagem viaja parte da cruzada do personagem original em um cruzeiro único e, diferente do livro, atemporal. Manara oborda de forma simples parte da trama do livro, mudando algumas coisas (devido ao sua filosofia e humor), como por exemplo a paisagem de uma "mulher montanha", as intrigasa entre mulheres, do abuso machista da força à ridicularição da ambição masculina, como tambem o ócio "doentio" de madames.
Qadrinhisticamente falando, Manara comete alguns erros. Quando num caso a personagem expressa uma afirmativa que não coincide com o desenho (exemplo meu: "Nossa como minha bunda coça!" enquanto no desenho coço minha batata).
Ele utiliza falas simplistas, parecendo com os quadrinhos antigos, onde o desenho mostra pelo que o personagem passa, o que ele vai fazer e ainda assim tudo isso é explicado nos balões (tanto os motivos quanto as ações) parecendo lidar com criaturas pequenas (que não é o publico alvo dele) ou de dificil raciocínio, sem contar o posicionamento indevido ou "impensado" de alguns balões dentro de certos quadros.
Quanto a diagramação, simples. Salvando quadros de pagina inteira contemplativos (nada mais lógico e necessário devido a arte deste), mesmo que alguns destes sejam maculados por alguns balões (já sitado acima)(não todos) de pura inutilidade.
Em termos de quadrinização (montagem total das páginas para melhor transmição da história), sinto a falta de alguns quadros para melhor absorção da evolução de algumas ações.
De arte impecável, Gullivera evoca como todas as mulheres de Milo um colirio afrodisíaco para todos os olhos que às veêm, apesarda estória em si não ser excitante eroticamente.
Mas Manara é Manara, e é graças a esse culto pop a ele que a HQ erótica, se não adulta, ganhou mais espaço nesse mundo pecador de confecionários.





Ian Abé

Um comentário:

nielison disse...

manara é pornográfico.